Sara Salazar tem o gosto pela música desde que nasceu.
Sempre cantou em projetos de carácter litúrgico até que iniciou em 2017 a sua carreira a solo, realizando eventos e atuando em festas de cariz popular um pouco por todo o país. Em 2021 participou no programa televisivo The Voice Portugal. Sara Salazar, para além de cantora, é também professora e diretora da Academia Sara Salazar, coreógrafa, bailarina de Danças Orientais multipremiada internacionalmente e fundadora do projeto de dança Shemoves.
Teve o seu primeiro contacto com a dança em 2006, mas não com a oriental. Em 2008/2009 frequentou o Curso de Dança realizado pela Promofitness (iniciação ao Ballet, Jazz, Musical Jazz, Hip-Hop e Danças urbanas). Em 2010, frequentou curso de Teatro Musical organizado pela escola de Dança de Ermesinde.
“A música sempre teve um grande efeito em mim, sinto a necessidade de mexer”
A partir daqui, nunca mais parou. Coreógrafa e bailarina responsável pelo grupo Shemoves, o qual arrecadou já vários prémios a nível nacional e internacional, começou desde cedo a deixar-se apaixonar pela música: “sempre teve um grande efeito em mim, sinto necessidade de me mexer”, conta Sara Salazar. A vimaranense foi a bailarina vencedora do 3.° lugar do Festival do Faraó, vencedora do 1.° prémio a nível profissional no East Fest, finalista no Festival Tarabesque (Espanha), vencedora do 2.° e 3.° lugar a nível de grupo no festival Internacional de Barcelona, vencedora do 2° lugar em grupo no Festival Tarabesque, vencedora do 1.° e 3.° lugar em grupo no East Fest Lisbon, 4.° lugar no ” Festival Marathon ” (França). Participou como convidada no “Festival Egipto em Barcelona”, no festival “Oriental Love” na Sérvia, no “Raqs Mayurca” em Palma de Maiorca e em vários em Portugal.
Além da dança, tem-se dedicado a outras áreas de interesse artístico e científico, bem como a duas paixões que a acompanham desde sempre: a voz e a matemática. Assim, apresenta-se regularmente como cantora, estando agora a preparar o seu primeiro trabalho discográfico de originais, e encontra-se no último ano da Licenciatura em Matemática pela Universidade do Minho.
“Dançar é sonhar com o corpo”
A Academia Sara Salazar em Guimarães traz uma nova oferta à cidade, e as expetativas são as melhores. “As mulheres quando veem esta arte não ficam indiferentes e não resistem. Eu comecei com poucas alunas e conforme fui apresentando resultados, tive sempre procura. Neste momento já tenho cinquenta alunas, muitas delas crianças. Acho que as pessoas vão aderir cada vez mais”, afirma, esperançosa, Sara Salazar. “Dançar é sonhar com o corpo”, conclui.
A abertura da Academia em Guimarães, é mais um objetivo concretizado: “o intuito inicial é dar a conhecer a dança oriental, porque infelizmente as pessoas, mais no norte do país, sabem muito pouco sobre o tema. As pessoas pensam que a dança oriental é só mexer o quadril e vestir um soutien e uma saia. A dança oriental é muito mais que isso. Tem uma grande componente cultural, ligada à fertilidade, à terra, ao ar”, afirma Sara Salazar. Com movimentos muito próprios, a dança é, na opinião da bailarina, vantajosa para o público feminino: “ajuda muito na musculatura, na auto estima da mulher, pois tem movimentos que torna a mulher visivelmente bonita, sensível e sensual”.
Fundadora, docente e codiretora da Academia Shemoves até 2018, Sara Salazar já levou inúmeras alunas a concursos nacionais, tendo arrecadado inúmeros prémios e distinções.
Contactar
É necessário contratar uma banda/artista com antecedência, para garantir um processo eficaz de planeado artístico e complementar todos os critérios obrigatórios para cada evento.
Management, Booking, Digital & Brands, Label and Events